PREFEITURA
MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
ESCOLA
BÁSICA PROFESSORA HERONDINA MEDEIROS ZEFERINO
Projeto
do Laboratório de Ensino de Geografia
Professores
Responsáveis
Tânia
Márcia Machri
taninhamachri@yahoo.com.br
Willian
Marques Pauli
willian@geoensino.net
JUSTIFICATIVA
A Geografia se constituiu
como campo da ciência moderna em meados do século XIX quando estudiosos
naturalistas organizaram um método de pesquisa pautado na descrição da
paisagem. Porém, muito antes disso, ainda na Grécia antiga, alguns pensadores
já observavam a paisagem e tentavam entender suas características comuns e
descrever as diferenças existentes entre as regiões do planeta. Vieira afirma
que já para os gregos, os
mapas
nascem como os registros da descrição dos lugares visitados, com a localização
dos principais pontos, objetivando concretizar as referências existentes
[...]os gregos foram os que se destacaram como os primeiros a registrar de
forma sistemática os conhecimentos ligados a geografia, na escrita, com
diversos livros, e de igual modo na descrição do mundo através de mapa (2011)
A observação e descrição da
paisagem estiveram desse modo, intimamente ligadas ao surgimento da Geografia
até o momento de sua constituição enquanto campo científico. Isso por que é
indispensável observar o espaço para tentar entende-lo. Esse é o diferencial em
relação aos demais campos do conhecimento: o espaço. Ela produz seus
conhecimentos a partir de uma observação do local onde a sociedade se formou e
continua se reproduzindo. O espaço estudado e reivindicado pelos geógrafos é o local
que em que a vida social acontece.
Por isso que o processo de
ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos exige que o estudante
estabeleça uma relação entre o abstrato (apresentado pela teoria) e o concreto
(o que ele vivencia). Torna-se difícil
para a criança e o adolescente a apropriação dos conhecimentos espaciais quando
não consegue fazer as relações necessárias entre o abstrato e o real. É nesse
relacionamento que o aprendizado efetivamente acontece. Sem ele há relativas
dificuldades, como indica Cavalcanti, ao afirmar que
a experiência tem
mostrado a ineficácia de se ensinar conceitos à criança ou ao jovem apenas
transmitindo e eles o conceito definido no livro ou elaborado pelo professor. A
pesquisa corrente sugere que o professor deve propiciar condições [práticas?] para que o aluno possa formar,
ele mesmo, um conceito. Por essa razão, é relevante o investimento intelectual
para compreender o processo de construção de conceitos (1998, p.26).
A partir desse
entendimento, cabe a escola, professores e comunidade pensarem e organizarem
ações e ambientes que viabilizem e facilitem a experimentação prática e outras
estratégias que extrapolem a simples transmissão oral dos conhecimentos geográficos.
É com o desejo que se inicia a organização de um laboratório de Geografia na
Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, a fim de se construir um ambiente
didático de aprendizado lúdico e prático para as aulas dessa disciplina.
OBJETIVOS
Construir um ambiente pedagógico que
proporcione a experimentação prática dos conhecimentos geográficos;
- Desenvolver
procedimentos de pesquisa por meio de aulas práticas;
- Estabelecer
relações entre os conceitos estudados e sua aplicação na realidade;
- Viabilizar
a observação do processo de levantamento de dados sobre o clima;
- Interpretar
e identificar diferentes tipos de mapas e outras formas de representações
cartográficas;
- Observar
no espaço a aplicação de diferentes formas de orientação espacial e
cartográfica como a bússola, GPS e rosa-dos-ventos;
- Compreender
os diferentes tipos de rochas e a relação delas com a estrutura da terra e
a formação do relevo e do solo;
- Utilizar
instrumentos visuais para localizar a Terra no Sistema Solar e no Universo
e compreender a influência disso para a vida no planeta.
ESTRUTURA
O Laboratório de Geografia
pretende organizar um conjunto de instrumentos pedagógicos para viabilizar
diferentes formas de experimentação prática dos conhecimentos geográficos
existentes na estrutura curricular do PPP da EBM Herondina Medeiros Zeferino[1] e
dos documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis[2].
Para isso, tais
conhecimentos foram classificados em cinco principais setores, onde as
atividades do laboratório serão organizadas a fim de contribuir com o ensino
desses saberes. Haverá os setores de Climatologia, Geologia, Astronomia,
Cartografia, bibliografia e imagem.
Setor
de Climatologia
Reunirá as atividades
relacionadas ao levantamento de informações do tempo e do clima na região de
Ingleses onde a escola está inserida. Seu funcionamento estará vinculado a uma
estação meteorológica a ser construída no espaço físico da própria escola.
Uma das metas planejadas
para o Laboratório de Geografia é a busca de parcerias com instituições de
ensino e pesquisa[3] que
trabalham com a previsão do tempo para a instalação de uma estação
meteorológica integrada ao sistema de monitoramento local, com a possibilidade
de disponibilização dos dados climáticos na internet.
Cabe destacar que não
existe nenhuma estação de monitoramento do tempo na região norte da Ilha de
Santa Catarina, e que o estabelecimento de parcerias pode viabilizar duas
utilizações a esse espaço. A primeira delas é o didático, utilizando os
equipamentos meteorológicos como instrumentos pedagógicos para o aprendizado
dos conhecimentos relacionados a natureza e o clima local. O segundo é a contribuição
com a ciência na coleta de dados climáticos da região para o registro histórico
e o monitoramento do comportamento do clima local.
Setor
de Geologia
Arquivará amostras de
rochas que serão coletadas e catalogadas com o apoio da comunidade escolar e
científica. As aulas de geografia deverão mobilizar os estudantes para a
identificação, recolhimento e doação de amostras ao laboratório, a fim de
construir um acervo de diferentes formações geológicas. Nesse local será
possível estabelecer relações entre as rochas e outros conhecimentos
geográficos como o relevo, solo e vegetação.
Setor
de Astronomia
Agrupará imagens e vídeos
da Terra, Sistema Solar e Universo em papel, livros e paredes. Nesse local o
estudante poderá ter uma visão ampla da localização do nosso planeta nas
regiões do Universo.
Esse setor desenvolverá
oficinas de observação de fenômenos astronômicos a comunidade, como a passagem
de cometas, eclipses lunares e solares, aproximações da lua, entre outros. O
agendamento e divulgação dessas atividades levarão em consideração a previsão
das datas e horários que as instituições científicas apresentarem. Uma meta é a articulação de uma parceria com
o Planetário da UFSC para assessoramento dessas atividades, vinculando
atividades de observação na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino com as
desenvolvidas no referido planetário.
Setor
de Cartografia
Reunirá diferentes tipos
de mapas e outras formas de representação/orientação espacial e cartográfica
como maquetes, cartas, fotografias aéreas e bússolas. Articulado por esse setor
haverá ainda pinturas de orientação como a rosa-dos-ventos e relógio solar para
que o estudante consiga situar seu corpo, o prédio da escola e o próprio bairro
no espaço. Outros equipamentos como o GPS e novas tecnologias ligadas ao
monitoramento do espaço como o Google Earth farão parte do setor.
Setor
de Bibliografia e Audiovisual
Acumulará um acervo de
obras bibliográficas sobre geografia como livros, cd’s, vídeos e revistas. Será
responsável por arquivar um acervo de vídeos, imagens impressas e digitais
sobre Geografia que poderão ser utilizadas durante as aulas dessa disciplina.
Esse espaço estará apto a receber doações da comunidade escolar e científica,
organizando e catalogando esse acervo.
INFRAESTRUTURA
Para instalação do Laboratório
de Geografia da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, é necessário um
conjunto de equipamentos físicos para o seu pleno funcionamento. A aquisição
dos mesmos deverá ocorrer em diferentes frentes de trabalho. Inicialmente aproveitando
o que estiver já disponível e sob domínio e administração da própria escola.
Num segundo momento por meio de solicitações a Secretaria Municipal de Ensino
de Florianópolis e a outras esferas da administração municipal. Por último
solicitando doações a outros órgãos públicos, pessoas físicas e instituições
privadas.
O planejamento preliminar indica a
necessidade dos seguintes equipamentos físicos:
·
Uma sala de aula com bancadas para 30
alunos;
·
Uma área aberta de aproximadamente 4 m²
no terreno da escola para a instalação da estação meteorológica;
·
Um quadro negro;
·
Um quadro branco;
·
Tapetes e pufes para a exibição de
filmes;
·
Um computador com configurações que
executem o programa Google Earth[4];
·
Acesso à internet;
·
Um Datashow;
·
Uma tela para projetor (Datashow) com
fixação na parede e retrátil;
·
Uma caixa de som ou sistema de som para
exibição de vídeos (home theater);
·
Uma impressora com scanner;
·
Uma mesa para computador;
·
Uma mesa do professor;
·
Um armário com chave;
·
Um armário para arquivo suspenso;
·
Um armário com a parte frontal de vidro
para exposição das amostras de rochas;
·
Duas estantes para arquivamento de
livros e revistas e material de apoio didático;
·
Um varal para pendurar os mapas;
·
Um aparelho GPS;
·
Dez bússolas;
·
Um pluviômetro para a estação meteorológica;
·
Um termômetro para a estação
meteorológica;
·
Uma biruta para a estação meteorológica;
·
Um barômetro para a estação
meteorológica;
·
Um anemômetro para a estação
meteorológica;
·
Três telescópios refratores (lunetas
astronômicas).
METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO
A administração do Laboratório
de Geografia será de responsabilidade da direção da Escola Básica Herondina de
Medeiros Zeferino e dos professores de Geografia que atuam nessa unidade
escolar. A coordenação será organizada entre os professores de Geografia em
regime de colegiado, que deve garantir o funcionamento do laboratório, tendo
como princípio norteador, viabilizar os estudantes experiências práticas dos
conhecimentos geográficos.
A comunidade escolar deve,
num prazo de seis meses após a instalação do laboratório, organizar e aprovar
em assembleia a proposta pedagógica e o regimento geral para utilização do
mesmo. Após a instalação do Laboratório de Geografia será encaminhado solicitação
à direção escolar para que os horários de todos os professores dessa disciplina
sejam organizados de uma forma que garanta um mesmo horário livre (janela). Permitindo
dessa forma que todos os educadores possam vincular 1 hora/aula de sua carga
horária, no mesmo dia/aula, que seus colegas para planejamento e coordenação do
laboratório.
Além das atividades
desenvolvidas nas aulas de Geografia, o laboratório poderá atender outras
atividades e projetos organizados por professores de outras áreas, dos anos
inicias e de projetos desenvolvidos em contra-turno. Para uso, o professor
deverá encaminhar um projeto para a equipe pedagógica contendo pelo menos os
seguintes itens: objetivos, cronograma de atividades e equipamentos do laboratório
que serão utilizados. A solicitação de uso deverá ser feita por meio de projeto
que deverá ser enviado com pelo menos 15 dias de antecedência. Junto com pelo
menos um professor de Geografia, a referida equipe deverá avaliar e liberar o
uso do espaço.
A construção, organização
e elaboração das seções e equipamentos previstos para o laboratório de
Geografia serão executadas pelos estudantes da Escola Básica Herondina Medeiros
Zeferino de forma orientada pelos professores de Geografia. Esses educadores
procurarão seguir o cronograma previsto neste projeto. Deverão também fazer a
seleção de trabalhos que foram desenvolvidos nas aulas a partir da instalação
do laboratório para integrarem o acervo didático desse espaço.
Para garantir um amplo
funcionamento do Laboratório de Geografia, a coordenação deve procurar
viabilizar a disponibilização de bolsistas para o funcionamento desse espaço.
Uma possibilidade é estudantes da própria Escola Básica Herondina Medeiros
Zeferino, por meio de processo de seleção, serem bolsistas no contra turno. Outra
meta é o estabelecimento de parcerias com a Universidade Federal de Santa
Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina para a participação junto
aos cursos de licenciatura em Geografia do Programa de Iniciação a Docência
(PIBID), em que os estudantes universitários possam utilizar o Laboratório de Geografia,
ajudando-o na sua construção pedagógica.
CRONOGRAMA
A viabilização do Laboratório
de Geografia depende da articulação de ações que serão executadas seguindo um
cronograma preliminar. Ele será construído pelos professores e alunos durante
as atividades escolares, o que demanda tempo e planejamento. A seguir esse
roteiro está descriminado, sugerindo o que deverá ser cumprido até o final do
ano letivo de 2013 para a instalação e início das atividades do Laboratório de
Geografia.
É um cronograma que leva
em consideração o tempo disponível dos professores dessa disciplina e que
entende que a construção desse ambiente precisa contar com a participação da
comunidade escolar, principalmente dos estudantes.
Dezembro/2012
- Apresentação do projeto do laboratório
de Geografia a direção da Escola Básica Herondina Mederios Zeferino e
solicitação de um espaço para a instalação do mesmo.
Fevereiro/2013
- Abertura do laboratório de
Geografia e inicio da organização desse ambiente;
- Elaboração de um blog para registro
e elaboração do Laboratório de Geografia na internet;
- Eleição para a escolha do nome do
laboratório.
Março/2013
- Organização dos mapas da Seção de
Cartografia;
- Construção de uma proposta pedagógica
e de regimento do Laboratório de Geografia a ser apresentada a comunidade
escolar para averiguação e aprovação.
Abril/2013
- Instalação da Estação
Meteorológica;
- Eleição para a escolha do nome da
Estação Meteorológica.
Maio/2013
- Abertura da Seção de Bibliografia
e Audiovisual, organizando as primeiras doações;
- Realização de uma assembleia
envolvendo todos os seguimentos da comunidade escolar para debater a
proposta de regimento do Laboratório de Geografia, com a possibilidade de
colher contribuições da comunidade escolar e aprovar proposta final.
Junho/2013
- Realização do pedido de parcerias
para a ampliação e execução do projeto da Estação Meteorológica integrada
a um sistema de monitoramento local do clima.
Agosto/2013
- Abertura e organização da Seção
de Geologia com recebimento de doações, coleta na região e catalogação das
primeiras amostras.
Setembro/2013
- Pintura da rosa-dos-ventos no Laboratório
de Geografia e em ambientes de circulação da Escola Básica Herondina
Mederios Zeferino.
Outubro/2013
- Início da organização da Seção de
Astronomia com o arquivamento de vídeos sobre o Universo e construção de
um móbile do Sistema Solar no Laboratório de Geografia.
Novembro/2013
- Oficialização do pedido de
parcerias para o cadastramento da Escola Básica Herondina Medeiros
Zeferino e do Laboratório de Geografia no Programa de Iniciação a Docência
(PIBID).
Dezembro/2013
- Reunião de avaliação dos
trabalhos de 2013 e planejamento para 2014.
As demais atividades
planejadas no presente projeto, e que não estão presentes no cronograma,
deverão ser articuladas para o cronograma do ano de 2014.
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e
construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
FLORIANÓPOLIS, Secretaria da Educação.
Matriz Curricular do Ensino Fundamental de 9 anos “em construção”.
Florianópolis: PMF, 2011.
FLORIANÓPOLIS, Secretaria Municipal de
Educação. Projeto Político Pedagógico da Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva. Florianópolis: PMF,
2010.
FLORIANÓPOLIS, Secretaria Municipal de
Educação. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
Florianópolis: PMF, 2008.
VIEIRA, Marcos
Vinicius. A Contribuição dos Gregos às Bases da Geografia. Revista Eletrônica Boletim do
TEMPO, Ano 6, Nº12. Rio, 2011.
[1] A Escola Básica Gentil Mathias da
Silva funcionou no bairro Ingleses até o ano de 2012. O PPP dessa escola e seu
quadro de profissionais migraram para a Escola Básica Herondina Medeiros
Zeferino que iniciou seu funcionamento no ano de 2013.
[2] A Rede Municipal de Ensino de
Florianópolis possui como principais documentos norteadores curriculares a Proposta Curricular da Rede Municipal de
Ensino de Florianópolis (2008) e a Matriz
Curricular Em Construção da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
(2011).
[3] Inicialmente as instituições que se
pretende propor parcerias são a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão
Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
[4] As configurações são
as seguintes: drive para cd/dvd, drive usb, sistema operacional Windows,
processador de pelo menos 1 GHZ, memória RAM de pelo menos 1GB, disco rígido de
aproximadamente 100 GB e placa de vídeo 3D de pelo menos 32 MB (VRAM). Essa
resolução é necessária para a execução do programa Google Earth da Seção de
Cartografia. Caso exista disponível um computador de resolução inferior, o
mesmo será aceito pois atende a outras necessidades do laboratório, até a
viabilização da resolução desejada.
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